Vento No Litoral
De tarde quero descansar
Chegar até a praia e ver
Se o vento ainda esta forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando
Tudo embora...
Agora está tão longe
ver a linha do horizonte me distrai
Dos nossos planos é que tenho mais saudade
Quando olhávamos juntos
Na mesma direção
Aonde está você agora
Alem de aqui dentro de mim...
Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você esta comigo
O tempo todo
E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem...
Já que você não está aqui
O que posso fazer
É cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos,
Lembra que o plano
Era ficarmos bem...
Eieieieiei!
Olha só o que eu achei
Humrun
Cavalos-marinhos...
Pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando
Tudo embora...
--------------------------------------------- # ------------------------------------------------
Vento no Litoral é uma música marcante e depressiva, mas que possui uma letra ótima – aliás, como todas do Legião Urbana – e bem produtiva em relação a análises. Renato Russo sempre teve essa mania de compor letras não só com duplo sentido, mas também com figuras de linguagem profundas. Ok! Vamos parar de enrolar e começar o que importa: a análise!
Vemos um eu - lírico que perdeu a sua amada, não se sabe se foi morte ou a relação foi impedida, esse eu – lírico desolado vai à praia, pois ver o mar (a linha do horizonte) faz com que ele não pense tanto no antigo relacionamento. Já ao dizer “dos nossos planos é que tenho mais saudade(...); Lembra que o plano era ficarmos bem...” pode ser observado que o fim da relação era imprevisível, eles tinham planos e planos...
No final da letra há uma passagem que nos sugere um princípio de suicídio (Existe algo que diz que a vida continua e se entregar é uma bobagem...), mas logo há a desistência. Ao fim oficial, parece que ele se conforma com a perda e vai tocar a vida adiante mesmo tendo em mente que os planos existiam e não puderam ser executados.
E, pra mim, a melhor parte é na penúltima estrofe quando o eu - lírico encontra os tais cavalos-marinhos. Vê-se um principio de suicídio novamente. Será que ele resolveu mesmo tirar a própria vida?! Cavalos-marinhos dão a idéia de fundo do mar. Um afogamento, talvez.
Calma, existem outras interpretações. Alguns amigos meus disseram que ele, já conformado, resolveu mergulhar. Essa é vantagem de analisar músicas do Legião. Dão margens para inúmeras interpretações...
E aí? O que acharam da minha interpretação??? Gostou? Comenta aí! Não gostou? Comenta também! A caixinha de críticas e sugestões se encontra disponível,, ok?
Obrigada por nos seguir =)
ResponderExcluirótimo trabalho o seu , parabéns!
eu achava que realmente ele se suicidou por causa da parte dos cavalos marinhos,mas a musica pode um sentido alem do que pensamos,pois as ideias contraditorias como suicidio e conformaçao levam a crer que por traz da letra tem enigmas e para entender a musica temos que levar em consideraçao que pode haver partes subliminares.
ResponderExcluirBela analise, mas é uma sugestão não é? Pois em nenhum momento ele diz se é homem ou mulher, ele ou ela. Ele era homossexual e escreveu essa musica para um namorado dele. Mas o contexto da musica da a impressão disso que vc falou.
ResponderExcluirMas bela analise.
E que inclusive eu li em algum outro lugar não me lembro, que a parte do Cavalos Marinhos dava entender memso que era de relação homossexual, vou até ver se acho onde foi que li isso e faz sentido, já que ele teve um namorado que ele gostou de verdade e deixou ele
ExcluirAchei muito boa também, porém concordo com o comentário acima. Na verdade ele fez a música para um namorado e a parte 'Olha só o que eu achei: Cavalos-Marinhos' é uma analogia, já que na natureza é o macho da espécie que gera os filhotes, o que nos remete a homossexualidade.
ResponderExcluirMiiila...
ResponderExcluirEu iria mais profundamente sobre a questão dos cavalos marinhos, pois também por simplesmente ter o cuidado dos filhos sob a custódia do macho, remete também idéia de cuidado necessário para com o amor em si, independente da opção sexual.
Bom, a análise está muito boa. =D É como vejo também. Quanto aos cavalos-marinhos, eu entendo como sendo um "viu? estou conseguindo me distrair".
ResponderExcluirOlá, eu tenho uma interpretação bastante parecida com a sua, vou tentar escrever
ResponderExcluiré assim.. a musica toda se passa já dentro do mar, apartir da parte em que ele diz que faz isso pra esqucer e deixa a onda acertá-lo. Eu acho que nessa parte ele deixa a onda derrubar ele da pedra e o resto da musica se passa dentro do mar, ele de olhos fechados imaginando isso tudo.. e no fim quando percebe que se entregar é uma bobaguem, já é quase tarde de mais, ele abre os olhos e ve cavalos marinhos no fundo do mar.
Na minha interpretação é quase, ou é um suicídio.
Eu concordo com a Samara... se distrair vendo cavalos marinhos, mas acredito que ele diz cavalos marinhos no intuito de dizer que o amor que ele sentia era tão difícil de ser encontrado que nem os cavalos marinhos que ele acabou de ver! Não acredito que seja suicídio, afinal é uma música apenas de adeus a aquele amor!!
ResponderExcluirUm sarcasmo. Encontrar a felicidade sem a pessoa amada é tão difícil quanto encontrar cavalos marinhos na praia.
ResponderExcluirOs cavalos marinhos vivem no fundo do mar e encontrá-los na arrebentação ou na beira do mar signfica que algo muito belo, sensível e raro morreu.
Tenho uma analise pessoal dessa musica,perdi meu pai há dois meses e ele era o meu grande parceiro de todas as horas e de afinidades.Fico horas olhando pro horizonte,lembrando de tudo que passamos e penso nos sonhos que ele deixou de realizar, nos que poderíamos realizar juntos,como a minha formatura que vai ser agora em setembro e tantas coisas como ir ao cinema ver em filme em 3d.E agora o que posso fazer é cuidar de mim, o cavalo marinho representa a figura de um pai que tem a capacidade de "gerar" um filho de amor que parece não existir.
ResponderExcluirAcabei de perder meu pai... Sempre estou ouvindo essa música é lembrando dele, ele era meu tudo! Me identifiquei com vc...
ExcluirEle era homossexual, como citado acima, e os cavalos marinhos sao animais que se reproduzem a partir de relação homossexual.
ResponderExcluirBem isso mesmo que já tinha lido alguma vez
ExcluirO FINAL APONTA O SUICIDIO:
ResponderExcluirSei que faço isso
Pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando
Tudo embora....
Muito boa a analise. Eu tenho mais um complemento.
ResponderExcluirNa mitologia os Cavalos marinhos são chamados de Hipocampos e são conhecidos por serem salva vidas do mar capazes de conseguirem salvar qualquer pessoa que caí ao mar. Acho que a ideia de que ele pode ter tentado um suicídio ou de tudo começar já no mar se fortalecem.
Pra entender a parte do "Hei olha só o que eu achei... cavalos marinhos..." fica algumas informações que esclarecem a falta de informação que a maioria das pessoas têm sobre o bicho em questão e ficam reproduzindo ignorância. "A reprodução dos cavalos marinhos ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda em uma bolsa na base de sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes. Os cavalos-marinhos são encontrados principalmente em águas rasas tropicais e temperadas em todo o mundo, e preferem viver em áreas abrigadas, tais como leitos de algas marinhas, estuários, recifes de coral, ou mangues.Vivem em regiões de clima temperado e tropical. Podem ser criados em aquários, contanto que a água seja salgada e recebam cuidados especiais, pois são muito frágeis. Fonte: Wikipédia.
ResponderExcluirPortanto ele pode ter visto esse cavalo marinho em qualquer mar quente e no raso, isso derruba todas as outras teses, ele fala diretamente como se estivesse com alguém ao seu lado, mas como ele mesmo diz, "aonde está vc agora além de aqui dentro de mim", ou seja, ele estava falando a partir de uma lembrança, e chama a pessoa a observar uma lembrança de algo real, que de fato vivenciaram, "olha lembra dos cavalos marinhos", é uma lembrança doce, somente isso, vamos parar de achar chifre na cabeça de cavalo.
ResponderExcluirÉ loucura tentar interpretar uma música do Renato Russo, na verdade, nunca saberemos a real mensagem que ele queria passar para nós, ou para alguém especial, se não for por um relato do próprio.
ResponderExcluir--
Minha interpretação louca
--
No inicio da música percebi que o eu lírico estava cansado de tudo /''sociedade''/ e precisava tirar um tempo para ficar só e descansar das opiniões e "achismos" alheios. O lugar mais apropriado para essa pessoa era a praia, pois de todos, era um lugar onde ele poderia ficar sozinho, ainda mais se tivesse um vento forte, pois ai sim, a praia estaria deserta.
Normalmente, quando queremos pensar ou deixar o pensamento fluir, procuramos os lugares mais altos, onde temos as melhores energias e visões, esse ponto sempre está em cima de pedras e perto do mar, onde o lugar é mágico e sempre nos trás as melhores sensações, e caso você esteja para baixo, sem ver sentido na vida, seria um possível lugar para acabar com ela.
No momento em que ele sobe nas pedras e deixa que a onda o leve, junto com o vento, ele tenta um possível suicídio, ele está fazendo aquilo para esquecer de vez e tirar a angustia para sempre do coração dele. Mas esse suicídio não da certo, e quando ele percebe o mar está limpando e levando ele para longe de toda mágoa. Então o sujeito começa a lembrar, não sem dor, dos momentos bom que passou com o seu amado e percebe que essa pessoa ainda faz uma grande falta e que vai ser complicado continuar sem ela, mas que isso não é motivo para terminar com a sua vida.
--
A parte do cavalo-marinho é a mais difícil eu a interpretei como uma mensagem para essa pessoa amada.
--
A pessoa que o deixou ainda estava despreparada para viver um grande amor dentro de uma sociedade hipócrita e, mesmo ambos se amando muito, essa pessoa decidiu terminar com esse amor, causando um enorme sofrimento para ambas as partes. Sabendo disso, o eu lírico mostra para essa pessoa que é natural em algumas espécies os machos fazerem o trabalho mais importante, de gerar, o que também pode ser interpretado por criar uma família.
Boa Tarde SENHORES,
ResponderExcluirAcredito que a opnião sobre a música em si vai de cada um, depende muito do que cada pessoa esta sentindo, já viveu ou esta vivendo. Saber exatamente ao que o RENATO estava se referindo é complicado, também gosto de compor e em uma única música reuno sentimentos diversos, vários pensamentos...
Referente ao CAVALO MARINHO, á muitos anos atrás vi um documentário do RENATO sobre esta música, onde o mesmo relata que esse trecho da música é simplesmente uma alusão ao HOMEM, cujo mundo é tão hipócrita, podre, cheio de ambição, maldade e insensato, ou seja, o homem se adápta a qualquer ambiente. Já o CAVALO MARINHO é um ser frágil, que vive apenas em lugares 100% natural(puro), onde em muitas das vezes o homem nunca chegou!!! O HOMEM e o CAVALO MARINHO são seres opostos!
Grande abraço!
A mensagem que ele quiz passar foi uma mensagem universal. Ou seja cada um ia interpretar suas músicas dependendo do seu estado civil ou emocnional! Ótima interpretação que você fez! Adores
ResponderExcluirEu acho que não tem nada a ver. Tudo que o Renato Russo escrevia dependia do uso de drogas e álcool. Em outras palavras, ele só escrevia dopado. Nem sempre as músicas da Legião tem sentido. Isso é fato e o Renato mesmo já havia cansado de dizer isso. Ele às vezes pegava frases desconexas que vinham na cabeça, ou que ele tinha marcado em livros, revistas e jornais e colocava no meio da letra.
ResponderExcluirA música e a letra num todo dá um sentido de perda e de vazio imenso. É sem dúvida uma música linda, mas muito triste.
ResponderExcluirAcredito que na parte em que ele diz: "Olhá só o que eu achei, cavalos marinhos." ele quer mostrar que o amor que ele sente é infinito. Quando um cavalo marinho morre o seu parceiro fica solitário até a morte. Então ele quer mostrar que seu parceiro é único, insubstituível. Amo Legião!
ResponderExcluirPenso que nesta canção ele faz sim alusão a um amor perdido, não por morte, mas por imaturidade (agimos certo sem querer, foi só o TEMPO que errou...), pois no final da música, dedilha-se um trecho da canção da Criança ( Ó meu bom Jesus, olhai as crianças do nosso Brasil!). Isto faz crer que o ser amado não tinha maturidade suficiente para levar adiante o relacionamento.
ResponderExcluirpensava que era pq os cavalos marinhos quando se relacionava quando seu parceiro morria ele não relacionava-se com mais ninguém.
ResponderExcluirMais vc acha que é acreditar não ter respossibilidade pelo que acontece a culpa o tempo
ExcluirEntendo que a musica fala de Alguém que vai a praia pra pensar. olha o horizonte e sente a onda bater em si e imagina que o vento pode levar seu grande sofrimento embora.Ali ele lembra dos planos com a sua pessoa amada e que apenas o tempo não deixou isso acontecer. Pensa em dar fim à própria vida e percebe que esse não é o melhor caminho...fala de cuida dele mesmo já que a pessoa que ele ama não está ali para cuidar dele. olha o Horizonte bem distante e que compara a distancia que eles estão que chega a ser impossível viver isso. Pergunta como vai conseguir viver sem a pessoa do seu lado. No final fala de cavalos marinhos ( conhecidos pela sua lealdade e fidelidade a um único amor.)
ResponderExcluirAssim acho que embora difícil ele(a) não consegue mais amar outra pessoa e por isso sofre tanto c isso.
O eu-lirico na verdade queria descansar de que ?
ResponderExcluirQueria o descanso da sua mente, sua alma estava cansada. Renato tinha aids e após saber disso, entrou em depressão profunda, com isso já não comia mais, sua doença foi avançando e ele morrendo.
ExcluirVoz da Verdade - Sou um milagre
ResponderExcluirLegião Urbana - Vento no litoral
As duas músicas contém o mesmo solo no piano na parte final. Alguém sabe a relação?
Corrigindo: a música do Voz da Verdade é "Espelho".
Excluir